Políticas públicas para mulheres no agro:
- Pronaf Mulher: Linha de crédito para mulheres rurais, com juros de 4% ao ano
- Pronaf B: Microcrédito para mulheres rurais, com juros de 0,5% ao ano
- Programa de Organização Produtiva e Econômica de Mulheres Rurais: Fortalece a gestão, estruturação produtiva, comercialização, capacitação e socialização do trabalho das mulheres rurais
- Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf): Linha específica de financiamento de projetos para grupos de mulheres.
Programas Governamentais que priorizam as mulheres no agro:
- Prioridade na Reforma Agrária e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): Mulheres têm preferência no processo de seleção, reforçando o papel das trabalhadoras rurais na promoção da soberania alimentar.
- ATER Mulheres: Assistência Técnica e Extensão Rural - Com chamada pública específica para as Mulheres, focada em práticas agroecológicas, a assistência técnica chega a mais de 10 mil mulheres, promovendo práticas sustentáveis e impulsionando o desenvolvimento local.
- Editais de fomento para projetos produtivos: Editais como o de Quintais Produtivos e o de Organização Produtiva das Mulheres Rurais destinam, respectivamente, R$ 30 milhões e R$ 30,2 milhões ao fortalecimento e estruturação das atividades econômicas tanto nos quintais produtivos, quanto nas organizações de mulheres voltadas para a produção sustentável e para a valorização do trabalho das mulheres no campo.